terça-feira, 2 de dezembro de 2014

EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PERGUNTAS E RESPOSTAS.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA





PERGUNTAS E RESPOSTA:

1. A inclusão é um direito garantido pela lei. Sendo assim, quais são os princípios que uma escola deve ter para ser considerada “inclusiva”? O que acontece se um diretor negar a matrícula para uma criança com deficiência?
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2. As avaliações externas consideram a singularidade de cada educando e oferecem condições para que realizem a prova de acordo com suas necessidades? Os alunos de inclusão podem justificar um desempenho insatisfatório da escola?
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3. Com relação à idade de permanência no ensino fundamental I (1º ao 5º ano), existe uma idade limite para que um aluno com NEE conclua essa etapa e dê prosseguimento aos estudos no Ensino Fundamental II?
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4. Como a equipe escolar pode planejar a proposta pedagógica para incluir os alunos com deficiência?
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5. Como a Política Pública, que viabiliza a implantação do AEE - Atendimento Educacional Especializado, fará aporte entre a equipe pedagógica das turmas regulares e seus gestores e os professores do AEE - Atendimento Educacional Especializado, quando estes não estiverem alocados em suas unidades de origem?
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6. Como as instituições de assistência voltadas para deficiências severas podem ou fazem parcerias com as escolas regulares afim de que estes alunos frequentem os dois espaços?
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7. Como conscientizar as famílias da importância do aluno com necessidades educacionais especiais participar dos atendimentos especializados? Existe algum amparo legal que nos garanta isso?
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8. Como definir o atendimento e o projeto pedagógico para alunos com transtornos severos de aprendizagem/comportamento em salas regulares?
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9. Como fazer com que pais de crianças com necessidades educativas especiais aceitem que a criança tem dificuldades e necessita de ajuda?
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10. Como funciona a terminalidade específica para os alunos que não apresentam evolução na aprendizagem?
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11. Como garantir que o aluno com necessidades educacionais especiais receba atendimento especializado, em horário de aula juntamente com sua grade curricular, sem ter que vir no contraturno, já que o mesmo por vezes realiza outros tipos de atendimentos clínicos, havendo assim um grande esgotamento físico?
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12. Como o ensino profissionalizante na EJA - Educação de Jovens Adultos pode proporcionar a autonomia profissional de jovens e adultos com deficiência?
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13. Como saber qual a melhor escola para crianças com necessidades educativas especiais?
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14. Como são organizadas as salas de recursos multifuncionais e qual o objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
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15. Como trabalhar com a ansiedade das mães em relação à aprendizagem dos alunos com necessidades especiais?
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16. Como trabalhar o processo de inclusão com os pais dos alunos que apresentam alguma deficiência? E com a comunidade?
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17. Como um curso de graduação deve preparar o professor para receber em sala de aula diferentes alunos com múltiplas deficiências – incluindo altas habilidades?
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18. Em caso de discriminação no ato da matrícula de um aluno com necessidade especial, como devem proceder os responsáveis?
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19. Em relação aos alunos com deficiência auditiva, existe alguma lei que prevê a obrigatoriedade do intérprete em sala de aula? Em quais modalidades de ensino?
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20. Em relação à acessibilidade e a organização do espaço escolar, quais seriam as recomendações técnicas para garantir a segurança e mobilidade dos alunos com deficiência?
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21. Existe alguma iniciativa para as entidades conveniadas que atendem os alunos encaminhados também para o AEE obterem informações sobre os objetivos deste atendimento?
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22. Existe alguma lei que obriga escolas públicas a aceitar deficientes visuais?
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23. Existe alguma situação em que a inclusão pode ser considerada inadequada para os alunos com deficiência na rede regular de ensino? Quando essa situação ocorre, como proceder?
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24. Existem crianças com múltiplas deficiências que necessitam durante o período escolar de serem medicadas e alimentadas por sonda. Essa função muitas vezes se torna atribuição do estagiário de apoio ou mesmo da professora, ambos sem formação na área de enfermagem. Que preparo a escola e sua equipe deve ter para lidar com estas questões que envolvem saúde da criança e demanda de atendimento de enfermagem especializada? Existe amparo legal para proteger o professor nesses casos?
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25. Gostaria de saber se já existe lei de cotas para deficientes físicos em vestibulares.
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26. Há políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência no ensino universitário?
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27. Meu marido sofreu um acidente de carro quando estava no terceiro ano da faculdade e ficou tetraplégico. Ele quer voltar a estudar. Existe alguma lei que permita a ele cursar apenas algumas matérias por semestre ou, ainda, que obrigue a faculdade a dar bolsa correspondente ao tempo restante do curso?
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28. Minha filha nasceu com paralisia cerebral – e hemiparesia. Ela tem dificuldade de concentração e apresenta comportamento agressivo com crianças de sua idade (9 anos). Sempre que a matriculo em escolas ditas inclusivas, ela é segregada em turmas especiais – em que há crianças comprometidas física e mentalmente. Isso a faz se desinteressar pelos estudos. Ela só aprendeu a ler com uma professora particular e demonstra conhecimento apenas para a família e a professora. Sou obrigada, por lei, a manter o vínculo escolar ou posso optar pela educação individual?
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29. Muitos educadores relatam a dificuldade de avaliar os alunos com deficiência intelectual, visto que ao aplicarem uma prova a todos os alunos, esperam resultados condizentes aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Como avaliar esses alunos e quais indicadores ou critérios podem sugerir o avanço na aprendizagem?
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30. Nas escolas públicas, a inclusão de alunos com deficiência ainda enfrenta desafios importantes. Porém, mesmo assim, parece caminhar a passos bem mais largos do que na rede particular. Esse é, de fato, o cenário da Educação inclusiva? Em caso afirmativo, por que isso acontece? E o que poderia ser feito para acelerar o processo nas instituições particulares? Alguma possibilidade de troca de experiências com as públicas?
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31. O currículo comum como é apresentado nas escolas, favorece ou não os alunos com necessidades educacionais especiais? Seria interessante repensar a organização curricular?
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32. O que existe de legislação sobre a inclusão da Libras - Lingua Brasileira de Sinais como disciplina curricular?
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33. O reforço escolar, como atualmente é ministrado, favorece o desenvolvimento dos alunos com deficiência, ou reforça ainda mais a sua dificuldade?
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34. Para elaborar um portfólio do processo de aprendizagem, é preciso considerar os avanços e limitações do aluno em relação ao objeto do conhecimento. Quais seriam os aspectos a serem observados na composição dos registros do professor em relação aos alunos com deficiência?
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35. Por que as Salas de Recursos Municipais, algumas vezes, são vistas como um ambiente a parte da escola, se na lei, estas salas deveriam fazer parte do Projeto Eco Político Pedagógico da escola? 
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36. Quais os recursos pedagógicos, tecnológicos e de apoio (professor de apoio à inclusão) devem ser contemplados e garantidos em uma sala com crianças com necessidades educacionais especiais?
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37. Quais são as diretrizes legais para o processo de inclusão da pessoa com deficiência na rede regular de ensino?
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38. Qual a contribuição da Tecnologia de Informação e Comunicação em práticas pedagógicas para incluir alunos com lesões neurológicas ou deficiência múltipla?
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39. Qual a importância da estimulação precoce para os alunos com deficiência que iniciam sua escolaridade nos primeiros anos de vida?
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40. Qual a importância do diagnóstico clínico para as ações educacionais, visando o desenvolvimento do aluno em seus aspectos intelectual, emocional e social?
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41. Qual o público alvo das escolas de Educação Especial? A legislação prevê a terminalidade dos estudos para esses alunos?
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42. Quando se tem um aluno com baixa visão na escola regular, sem material adequado e os professores se sentem incomodados em trabalhar com esses alunos, o que se deve fazer?
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43. Sabemos que a família deve ser parceira da escola durante todo o processo de ensino e aprendizagem. O que fazer quando a escola solicita o encaminhamento de um aluno para avaliação diagnóstica e não encontra o apoio da família? Existe alguma lei que ampara essa ação educacional?
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44. Tenho mielite com espasmos e estou sob tratamento médico. Posso solicitar à faculdade em que estudo a prorrogação do prazo para entregar meu trabalho de conclusão de curso? Tenho direito à aposentadoria?
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45. Um discurso muito comum entre os educadores é que não se consideram “preparados” para lidar com a inclusão. Como incluir os alunos com deficiência e outras necessidades educacionais especiais em classes regulares, sem que o professor tenha a formação ou a consciência sobre o seu papel frente a esse aluno?
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46. Você acredita que devemos matricular a criança com necessidades educativas especiais em escolas para crianças ditas normais ou escolas especiais? Ou devemos ouvir a criança e deixar que ela decida?
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Fonte: http://www.institutoparadigma.org.br

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