CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN APRENDEM MAIS E MELHOR EM ESCOLA REGULAR DE ENSINO.
Todas as pessoas com síndrome de Down que chegaram à faculdade no Brasil estudaram em escolas comuns da rede regular de ensino. O mais amplo estudo sobre o tema, conduzido de 1987 a 1999 pelo Reino Unido e atualizado em 2006, acompanhou o aproveitamento escolar de dois grupos de 90 crianças com síndrome de Down – o 1º grupo em escola regular e o 2º grupo em escola especializada. Os resultados do estudo demonstram que crianças com síndrome de Down aprendemmais e melhor em ambiente inclusivo, sobretudo em áreas essenciais à independência funcional do indivíduo como comunicação (oral e escrita) e habilidades acadêmicas (incluindo leitura, escrita e aritmética).
Com base nos resultados desse estudo e em respeito à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas, incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro com equivalência de emenda constitucional (Decreto No6.949/2009), o Fórum Nacional de Educação Inclusiva[1] e a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down[2] defendem a educação universal para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em escola comum da rede regular de ensino. Nesse contexto, a Frente e a Federação defendem a redação original da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), deliberada pela CONAE 2010 e acolhida pelo Senador José Pimentel (CCJ).
Resultados[1]
(Médias baseadas na Escala de Comportamento Adaptativo de Vineland)
[1] Fonte: A comparison of mainstream and special education for teenagers with Down syndrome: Implications for parents and teachers, Sue Buckley, Gillian Bird, Ben Sacks and Tamsin Archer: http://www.down-syndrome.org/reports/295/?page=1
Habilidades | Escola Regular | Escola Especializada |
Comunicação | 16,11 | 12,65 |
Leitura | 26,56 | 14,96 |
Escrita | 15,78 | 12,65 |
Aritmética | 17,22 | 11,30 |
Finanças | 10,06 | 11,65 |
Conhecimento Geral | 28,06 | 20,74 |
Aproveitamento Escolar Total | 97,67 | 71,30 |
A escola é de TODOS!
Crianças com e sem deficiência JUNTAS em classes comuns do ensino regular
Educação e Diversidade = Direito Humano
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