segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

ALUNO COM DEFICIÊNCIA VAI MELHOR EM ESCOLA COMUM, AFIRMA ESTUDO.


ALUNO COM DEFICIÊNCIA VAI MELHOR EM ESCOLA COMUM, AFIRMA ESTUDO.

O Jornal Folha de São Paulo divulgou, no dia 17 de março, uma matéria em que aponta que um estudo da Apae de São Paulo, recém-concluído, indica que crianças com deficiência intelectual em escola comum se desenvolvem melhor do que em unidade especial. “O resultado é elemento novo em debate que divide as famílias e até mesmo as Apaes: para o deficiente são melhores as escolas regulares, com contato com outras crianças, mas atendimento menos individual? Ou as especiais, com atendimento especializado, mas sem convívio com colegas sem deficiência?”, destaca.
A matéria ressalta, ainda, que em 2007, a Apae de São Paulo decidiu seguir recomendações internacionais, como da ONU, para que crianças com deficiência frequentem escolas comuns. “Assim, extinguiu o colégio especial e passou a oferecer apenas atividades de apoio aos jovens. As famílias tiveram de matricular as crianças em outras escolas, de ensino fundamental. A Apae de SP conseguiu acompanhar a evolução de 62 delas; 40 em escolas regulares públicas; 22 em especiais”, aponta, acrescentando que a pesquisa é considerada pela Apae como o primeiro estudo quantitativo do país sobre o tema. “A pesquisa verificou que, após três anos, quem estava em escola regular melhorou a autonomia, a socialização e, principalmente, a comunicação (as áreas avaliadas).
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo considera o tema de grande relevância e recomenda sua leitura integral. Para acessar a íntegra da matéria, clique em:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/156817-aluno-com-deficiencia-vai-melhor-em-escola-comum-afirma-estudo.shtml


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